




O "sandplay" é um método terapêutico, idealizado por Dora Kalff, que se baseia nos conceitos da Psicologia Analítica de Carl G. Jung. É caracterizado pela construção de cenas com o uso de pequenas figuras e materiais acessórios dentro de uma caixa retangular contendo areia. Também conhecido como jogo da caixa de areia, o "sandplay" é um complemento à terapia verbal, durante um processo de análise.
Assim como os sonhos, as imagens feitas na areia expressam o mundo interno do analisando: são um retrato simbólico da situação que está sendo vivida por ele naquele momento. Muitas vezes, as emoções e os sentimentos estão tão escondidos dentro de nós que não conseguimos identificá-los e expressá-los com palavras. Esta técnica permite a transformação de conteúdos inconscientes em imagens e facilita o contato com os afetos e a criatividade, que são indispensáveis para o desenvolvimento pessoal.
Além de ser um recurso lúdico que é relaxante, o "sandplay" desperta a criatividade adormecida nos adultos. O uso da caixa de areia permite o acesso às questões mais profundas, de difícil verbalização, enriquecendo o processo terapêutico.